sábado, 5 de novembro de 2011

Cometa sera visível da Terra!!

Para quem acompanha o UOL já está sabendo: o cometa Lulin, de tom esverdeado, poderá ser visto com binóculos na madrugada entre segunda e terça (dias 23 e 24). A maioria dos brasileiros deverá estar se divertindo pulando carnaval, e poderá não se dar conta de que um enfeite inusitado estará também decorando os céus.
Sua órbita, ao contrário do que ocorre na maioria dos cometas, é no sentido horário. Esta é a primeira passagem de Lulin perto do Sol, dizem astrônomos, porque ele ainda preserva a maior parte dos seus gases. Quando ele se aproximar do Sol, o chamado “vento solar” deve varrer esses gases, formando a cauda do cometa.
Porque ele tem cor esverdeada?A cor verde do Lulin vem dos gases que formam sua “atmosfera.” Os jatos que emanam do núcleo do cometa contêm cianogênio – um gás venenoso encontrado em muitos cometas – e carbono diatômico (C2). Estas duas substâncias emitem luz verde quando iluminadas pela luz do Sol nas condições de quase vácuo do espaço.
Apesar de tóxicos, os gases emanados pelo cometa não representam perigo. Primeiro porque ele passará a 60 milhões de quilômetros da Terra, menos da metade da distância entre a Terra e o Sol. Em segundo lugar, mesmo se o cometa passasse mais próximo, e a Terra cruzasse sua cauda, os gases não seriam capazes de penetrar nossa atmosfera, muito mais densa.
Como conseguir enxergá-lo?
Pegue um binóculo, olhe para o leste (onde nasce o Sol) e procure por Saturno, que tem um brilho bastante proeminente no céu. Estas são as principais dicas dos astrônomos para observar o cometa Lulin, que poderá ser visto com brilho máximo na madrugada de segunda para terça. É possível, porém improvável, que o cometa fique visível a olho nu, principalmente em locais muito iluminados – é melhor recorrer a binóculos ou lunetas de boa qualidade.
De cidades grandes, provavelmente será muito difícil observá-lo a olho nu porque as variações do brilho de um cometa não têm sua determinação com muita precisão. Pode ocorrer uma explosão repentina e o brilho aumentar muito, embora isto não seja muito comum.
Lulin estará bem próximo de Saturno, na constelação de Leão. nessa época, o planeta fica visível por volta das 20:30 como um objeto vermelho-alaranjado, maior que as estrelas em volta e não que “pisca”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário