terça-feira, 16 de agosto de 2011

Arabesque!


Para mim o Arabesque é uma das posições mais lindas do Ballet, onde a postura é perfeita, o corpo se aloga, se expande e a força que fazemos para ficar nessa posição é incrível!


Quando vejo uma foto, alguém fazendo num espetáculo, ou na aula fico, empolgada e com muita vontade de conseguir desenvolver essa posição e deixá-la perfeita, mas isso requer um pouco de tempo e treinos, muitos treinos....



 

Característica:
 O arabesque constitui uma das poses básicas do Ballet Clássico. A denominação "arabesque" provém da forma de ornamento (arabesco), mourisco. Para desenvolver a pose de arabesque, o corpo apóia-se sobre uma das pernas (sustentando a rotação de en dehors), mantendo a outra posicionada atrás, completamente estendida, formando um ângulo de 90 graus com a perna de base. O tronco direcionado para frente deve estar completamente alongado, a coluna muito viva e ascendente, o quadril em simetria com os ombros e os braços estendidos na posição determinada, estabelecendo a continuidade harmônica da linha desenvolvida desde a ponta do pé (da perna em arabesque), até os dedos da mão, fluindo sem tensão pela ponta dos dedos. Esta fluidez, não estática, faz com que a plasticidade da forma do arabesque desenvolva a unidade como um todo, expandindo-se e mantendo a visualização dinâmica das linhas, no espaço. A expansão e alongamento das linhas do arabesque é conseguido através da estabilidade contínua da pose (mantida através da respiração constante das articulações e da harmonia das forças contrárias e complementares), que deve estar em equilíbrio, ou seja, em "movimento". Os arabesques são utilizados tanto nos Adágios como nos Allegros brilhantes. A Escola Italiana apresenta cinco variações de Arabesques e a Escola Russa apresenta quatro variações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário